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Empreender em um negócio novo: oportunidade ou necessidade?


Um estudo feito pelo GEM em 2000 mostra que no Brasil 55,4% dos empreendedores abriram uma empresa por necessidade. Porém, desde 2003 os empreendedores por oportunidade são maioria. Independente do fator motivacional que leva uma pessoa a abrir um negócio, uma coisa é certa: Planejar é essencial!

Por Carolina Lopes de Moura Fontes

Um estudo feito pelo Global Entrepreneurship Monitor(GEM) em 2000 mostra que no Brasil, mais da metade (55,4%) dos empreendedores pesquisados abriram uma empresa por dificuldade de encontrar um trabalho. Ou seja, a necessidade falou mais alto do que a oportunidade, fator determinante para os outros 44,6%. Porém, desde o ano de 2003 os empreendedores por oportunidade são maioria, sendo que a re­lação oportunidade x necessidade tem sido superior a 1,4 desde o ano de 2007. Atualmente, de acordo com a pesquisa realizada em 2010, para cada empreendedor por necessidade havia outros 2,1 que empreenderam por oportunidade.

Nos países com maior desenvolvimento econômico, a razão entre oportunidade e necessidade é superior a dos demais países. Por exemplo, na Islândia, para cada empreendedor motivado pela necessidade há outros 11,2 por oportunidade e, nos Estados Unidos essa razão está um pouco acima da brasileira, com 2,4.

O fato da Taxa de Empreendedores por Oportunidade ter aumentado é compatível com um mercado de trabalho que expande as oportunidades de ocupações e tende a restringir o empreendedorismo por necessidade às pessoas cujas condições de empregabilidade são mais vulneráveis.

Independente do fator motivacional que leva uma pessoa a abrir um negócio, uma coisa é certa: o Plano de Negócios é uma ferramenta essencial para tomar a decisão. Prova disso são os últimos dados estatísticos publicados pelo SEBRAE que revelam que cerca de 60% das empresas fecham as portas antes de completarem cinco anos de existência. O principal motivo: falta de planejamento!

Um estudo completo de planejamento recomendado para quem quer abrir uma empresa é o Plano de Negócios. Este relatório irá mostrar para o empreendedor a viabilidade financeira do investimento que será feito, ou seja, se o negócio é viável. Após analisar este estudo é importante se programar financeiramente para só retirar os lucros do negócio quando for possível. Isso porque, geralmente, ao abrir uma empresa, o retorno do investimento realizado ocorre em aproximadamente dois anos. Isso quer dizer que neste período o empresário não poderá contar com os lucros da empresa como uma fonte de renda principal, pois é muito arriscado. Um negócio novo demora um tempo para começar a dar lucro. Claro que o payback,nome dado ao prazo de retorno do investimento, depende do tipo de negócio. Esse prazo de dois anos é aproximado e generalizado, por isso é importante um estudo para conhecer as particularidades de cada empreendimento.

Então, estude e busque se capacitar para realizar este planejamento. Faça pesquisas, busque auxilio com especialistas antes de iniciar qualquer negócio, seja ele pequeno ou não, seja por oportunidade ou por necessidade!

O GEM é o maior estudo independente do mundo sobre a atividade empreendedora, abrangendo mais de 50 países consorciados, o que representa 90% do PIB e 2/3 da população mundial. As pesquisas realizadas, desde 1999, são utilizadas para medir as taxas de empreendedorismo mundial.

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/empreender-em-um-negocio-novo-oportunidade-ou-necessidade/55170/



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