realização:
Fundação EDUCAR DPASCHOAL
DPASCHOAL

notícias - fique por dentro



Mato Grosso do Sul e China firmam acordo para intercâmbio cultural


Mato Grosso do Sul e a província chinesa de JangXi têm agora um novo acordo firmado com o incentivo do governo do Estado. O governador André Puccinelli recebeu nesta manhã (10) uma delegação da Província e representantes do Centro Universitário Unaes Anhanguera que firmaram o termo de cooperação que leva para a China professores e alunos para um intercâmbio cultural focado na experiência de aprendizado da língua e da escrita local. Por outro lado, docentes e acadêmicos das universidades da província terão a oportunidade de vir até o Estado para conhecer mais e aprender a língua portuguesa.

O termo está entre as ações conjuntas entre Mato Grosso do Sul e JangXi, sendo o primeiro a ser firmado entre as duas regiões que em 2009 se tornaram “irmãs”, através da assinatura de um protocolo de intenções firmado entre os governos dos dois estados durante visita do governador André à Província chinesa.

“Hoje estamos firmando um acordo educacional e poderemos ampliar para um intercâmbio industrial na área da siderurgia. O objetivo é ampliar esta parceria começando com a educação. Temos certeza que o futuro da produção está no Centro-oeste do Brasil e aqui no Mato Grosso do Sul queremos ampliar a gemealidade entre o nosso estado e a Província de JangXi”, afirmou o governador André.

Para o conselheiro cultural da Embaixada da China no Brasil, Shu Jian Ping, todos os estados brasileiros têm potencial para uma parceria com a China, porém Mato Grosso do Sul sai na frente com uma visão de futuro que dá força à parceria. “Aqui o governador dá importância a este intercâmbio. Eu acho que é um dos Estados que está mais avançados nesta cooperação com a China, então certamente é onde o intercâmbio vai tomar um impacto mais amplo”, observa o conselheiro.

Puccinelli ressaltou a parceria como uma ação que fomenta o crescimento conjunto, ponto que também foi tratado como fundamental para os representantes chineses. “Com o rápido desenvolvimento econômico e político dos dois países, as relações culturais também são importantes. Como o governador bem colocou: o Mato Grosso do Sul é presente e futuro do Brasil. É uma região com grande potencial de desenvolvimento, principalmente nas cooperações com a China. Então eu acho muito importante nós intensificarmos essa relação entre as duas partes”, apontou Jian Ping.

Ainda conforme o conselheiro, a parceria e o empenho do governo do Estado em manter o intercâmbio cultural é fruto da visita que o governador André Puccinelli fez à Província. “O governador já visitou pessoalmente a China, então já tem noção de como é nosso crescimento. Como diz um antigo provérbio: Vale mais ver com os próprios olhos uma vez só do que ouvir cem vezes”, completou.

Fonte: http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=42036



outras notícias

notícias – fique por dentro
 
 
home | blog | fale conosco | mapa do site - Empreender com Valores - website: homembala