realização:
Fundação EDUCAR DPASCHOAL
DPASCHOAL

edição 2010

Fórum Empreender com Valores 2010

Nos dias 17 e 18 de julho de 2010, sábado e domingo, na Unicamp, em Campinas, aconteceu a primeira edição do Fórum Empreender com Valores. O evento foi realizado pela DPaschoal e pela Fundação Educar DPaschoal, e reuniu cerca de 300 pessoas de todo o país, dentre estudantes e professores universitários, parceiros e pessoas interessadas no conceito de Empreendedorismo e em ouvir, discutir e trocar experiências.

O evento foi dividido em dois dias, o primeiro dia, denominado Pensar, foi iniciado com uma Abertura, realizada pelo Luiz Norberto Pascoal, presidente da DPaschoal, que teve como objetivo apresentar o evento e contar uma história empreendedora de sucesso, explanada pelo Dr. Renato Covelo, representante da Azul Linhas Aéreas. O Dr. Marcelo Knobel, pró-reitor de graduação da Unicamp, também participou da abertura, representando a Universidade. Neste mesmo dia, os que estavam presentes puderam participar de oficinas, realizadas por representantes de nossos parceiros, que compartilhavam conhecimentos sobre empreendedorismo, em suas diversas formas. Os participantes puderam se dividiram e puderam escolher entre sete palestras, realizadas até o final da tarde:

  • Juliano Seabra, da Endeavor, apresentou caminhos para o Empreendedorismo de Negócios;
  • Roger Eves, da Junior Achievement, falou sobre Educação Empreendedora;
  • Gabriel Agrelli Moreira, da Fundação Educar DPaschoal, apresentou os desafios do Trote da Cidadania;
  • Silvia Naccache, do Centro de Voluntariado de São Paulo, esclareceu o papel do voluntariado na transformação social;
  • Mafoane Odara, da Ashoka, trouxe informações sobre o Empreendedorismo Social;
  • Henrique Bussacos, da Artemísia apresentou o caso Tekoha no painel Empreendendo Negócios Socias;
  • Rodrigo Brito, da Aliança Empreendedora, falou sobre os núcleos produtivos comunitários.
  • O Empreendedorismo Universitário foi discutido por Faviane Teixeira da Silva, Gustavo Pimentel e Henrique Vedana, membros da AIESEC.

Após as oficinas paralelas, algumas pessoas tiveram a oportunidade de se reunir em grupos para discutir sobre temas diversos, propostos pelo próprio público do evento, no decorrer do dia. Esse período foi chamado de Open Space. Ainda no primeiro dia, houve a palestra do profissional Helder Araújo, um publicitário empreendedor, membro da comunidade TED Internacional, responsável pela licença para o TEDx São Paulo e co-fundador das empresas BUSK.com e WEBCITIZEN.com.br. Em seguida, aconteceu a premiação do Trote da Cidadania. Os projetos foram premiados em 9 categorias: Sustentabilidade, Inovação, Envolvimento da Comunidade Acadêmica, Melhor Vídeo, Melhor Foto, Melhor Peça Publicitária, Melhor Matéria Jornalística de Trote, Categoria Surpresa e também uma categoria exclusiva para as Escolas Técnicas do Ensino Médio.

Já o segundo dia, chamado de Agir, começou promovendo atividades com os participantes, realizadas por Dodô, do Projeto Cooperação, que teve como objetivo integrar e motivar as pessoas para o que estava por vir. Foram realizados três mutirões na cidade de Campinas: nas creches AMIC Monte Cristo e Menino Jesus de Praga e na escola estadual Hilton Federici. Os jovens reunidos nesse segundo dia de atividade tiveram a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento absorvido no dia anterior e ‘colocar a mão na massa’, ajudando essas Organizações, no que elas precisavam.

Foram realizadas atividades de pintura, construção, plantio, revitalização de espaço, entre outras. Para que fosse possível realizar essas atividades, nos baseamos na metodologia Oásis, criada e desenvolvida pelo Instituto Elos, que tem como objetivo despertar e cultivar um espírito de empreendedorismo social cooperativo nos membros da comunidade, restaurar e/ou fortalecer as relações e ligações afetivas e cultivar o senso de oportunidade e responsabilidade para cuidar do local e das pessoas que vivem nele. Foi uma experiência transformadora tanto para os participantes, quanto para as Organizações e Sociedade.

O Fórum Empreender com Valores contou com o apoio de diversas organizações que tiveram papéis fundamentais como, nos apoiar e auxiliar a divulgação do Fórum Empreender com Valores, realizar oficinas e compartilhar conhecimento, propiciar infra-estrutura e alimentação para o conforto dos participantes. São elas: AIESEC, Aliança Empreendedora, AMCHAM Campinas, Artemisia, ASHOKA Empreendedores Sociais, AZUL Linhas Aéreas Brasileiras, Centro de Cooperação GV, Centro de Voluntariado de São Paulo, Compromisso Campinas pela Educação, Endeavor, Junior Achievement, UNICAMP e Sonhar Acordado.

fotos e vídeos



notícias – fique por dentro
 
 
home | blog | fale conosco | mapa do site - Empreender com Valores - website: homembala